Artigo: Intervalos de referência de hemograma da população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde

Os intervalos de referência (IR) de hemograma (séries vermelha e branca) são importantes informações na prática clínica para a triagem de doadores de sangue, avaliação geral da saúde, estabelecimento eficaz de diagnóstico, manejo e tratamento de doenças. IR fidedignos direcionam a identificação de doenças de importante magnitude, como anemia, infecções e neoplasias, e contribuem para o controle e prevenção.

A anemia representa um problema de saúde global; em 2019, correspondeu a 1,8 bilhões de casos prevalentes no mundo, e no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), entre 2014 e 2015, houve uma prevalência de 9,9% em adultos e idosos6. Globalmente, o câncer, em 2019, foi a segunda causa de óbitos (10.079.637), e no Brasil correspondeu a 266.034 mortes. As infecções do trato respiratório representaram a quarta causa de óbitos mundiais (2.493.199), sendo a terceira causa no Brasil (88.640).

Porém, estabelecer IR constitui-se um desafio em razão da exigência do rigor metodológico com a necessidade de amostra representativa da população; cuidados na coleta, transporte, análises bioquímicas e estatísticas. Assim, determinar IR não é realidade de todos os países, restringindo-se aos que conduzem estudos populacionais.

Leia aqui o artigo completo.

Previous PostPost with a slider and lightbox
Next PostPost with YouTube Video